BMW trabalha em supercompressor elétrico para a S1000RR, segundo documentos de patente Partilhar

BMW trabalha em supercompressor elétrico para a S1000RR, segundo documentos de patente

A BMW está a trabalhar num supercompressor alimentado a energia elétrica, para um motor de combustão interna. Assim revelam os desenhos de uma candidatura a patente na Alemanha, com base na S1000RR, sendo que a ideia em si não é totalmente nova tendo em conta que a tecnologia já existe embora não seja muito eficaz na maioria dos casos.

Um supercompressor elétrico não cria um bloqueio no sistema de escape nem tem o atraso entre a aceleração e a obtenção de potência inerentes a um turbocompressor. A grande diferença face a um supercompressor mecânico reside no facto de não consumir constantemente potência do motor, recorrendo a uma bateria pequena e poderosa ou a tecnologia de super condensador.

Os documentos de patente submetidos pela BMW incluem uma ilustração simples do sistema, mostrando que o compressor funciona através de um motor elétrico empurrando o ar para a câmara de combustão por um intercooler. Se este conceito de propulsor chegará no futuro à fase de produção e, mais concretamente, à BMW S1000RR, só o tempo o dirá. Mas a verdade é que a acontecera passagem de patente a produção não seria inédita nos anos recentes: a patente de uma S1000RR com quadro em fibra de carbono surgiu em 2015 e foi lançada oficialmente ano e meio depois.


Anúncios Recentes


Puch 125
2 500 € - 12 000 km - 1978
BMW R 1200 gs adventure 2...
14 800 € - 41 000 km - 2015
Honda CBR 1100 XX
4 199 € - 47 000 km - 2002
  • há 8 meses